PALAVRAS

As Palavras de um Homem
Dan Duke
(O que você diz será o seu fruto)
1 Pedro 3:8-10 – (10) “Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons (receber o benefício), refreie a
sua língua do mal, e seus lábios não falem por engano (iscar ou enredar).
A sua vida está presa à sua língua!
Aquilo que você diz é o que você recebe.
Um exemplo de Jerusalém:
Hebreus 3:1 – “Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo,
apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.”
Isaías 57:19-21
(19) “Eu crio os frutos dos lábios: Paz, paz, para os que estão longe e para os que estão perto, diz o
Senhor, e eu os sararei.
(20) Mas os ímpios são como o mar bravo que se não pode aquietar e cujas águas lançam de si lama
e lodo.
(21) Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz.
Provérbios 18:21 – “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu
fruto.”
Tiago 3:2-3 – “Porque todos tropeçamos em muitas coisas (falhar, fracassar, errar). Se alguém não
tropeça em palavra (LOGOS – algo pronunciado), o tal varão é perfeito (maduro) e poderoso para
também refrear todo o corpo.
(3) Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo
o seu corpo.”
Salmos 37:30-31 – “A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala do que é reto.”
(31) A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.”
Provérbios 10:20-21 – “Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço.
(21) Os lábios do justo apascentam muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, morrem.”
Provérbios 10:32 – “Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de
perversidade.”
Provérbios 15:7 – “Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não fará
assim.”
Provérbios 16:22-24 – “O entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a
instrução dos tolos é a sua estultícia.
(23) O coração do sábio instrui a sua boca e acrescenta doutrina aos seus lábios.
(24) Favo de mel são as palavras suaves; doces para a alma e saúde para os ossos.”
Provérbios 18:4 – “Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a
fonte da sabedoria.”
Provérbios 20:15 – “Há ouro e abundância de rubins, mas os lábios do conhecimento são jóia
preciosa.”
Efésios 4:29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a
edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

Cadê o impacto?

É isto que fico me perguntado, quando olho para a igreja nos dias de Hoje.Por que não causamos um impacto profundo na sociedade que vivemos?
Porque falta santificação.

Se quisermos ter um impacto sobre os que ainda não são salvos, então temos de ser um povo santo.

1. Não há santidade sem conversão.

Antes de receber a Cristo somos escravos do pecado. A vida pecaminosa é o oposto de uma vida de santidade, da mesma forma que Satanás é o oposto ao Santo Deus. Quando somos escravos do pecado, o nosso mestre é Satanás. Se formos imorais, alcoólatras, mentirosos, fofoqueiros, preguiçosos ou hipócritas, somos imitadores do diabo. Mas se formos fiéis, puros, amorosos e honestos certamente estamos agindo como filhos de Deus.

2. Não há santidade sem compromisso com a Palavra de Deus.
Só aprendemos sobre o Deus Santo quando Ele se revela de si mesmo. E esta revelação está nas Sagradas Escrituras. É impossível andar em santidade sem compreender e praticar o ensino das sagradas Escrituras. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, correção, repreensão e educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Tim 3:16-17).

3. Não há santidade sem o compromisso de ser santo em tudo o que fizermos.
Estamos nesse mundo com uma missão: proclamar e refletir a imagem de Cristo para que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade. (1 Tim 2:4). “Sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14). Somos sal da terra e luz do mundo. Somos uma carta de Cristo viva para vizinhos, familiares, colegas de trabalho e de escola. Se a nossa vida não manifestar santidade, nossa capacidade de levar outros a Cristo está severamente prejudicada. As pequenas sugestões abaixo são apenas para nos desafiar a reflexões que envolvam outros aspectos de nossas vidas. Santidade no uso do carro: Respeite as leis de trânsito, especialmente no que tange a velocidade e estacionamento. O modo como dirigimos e estacionamos pode criar embaraços a pregação do evangelho ou animar as pessoas a nos ouvirem. Santidade no trabalho. Trabalhe honestamente. Não gaste com desonestidade e preguiça os preciosos minutos que você é pago para trabalhar. O modo como você trabalha pode abrir ou fechar portas para a pregação do evangelho. Os seguidores de Cristo devem ser os melhores trabalhadores. Santidade no lar. Duas áreas devem ser vigiadas: Assistindo TV e Surfando na rede (internet). Em ambos podemos desperdiçar o precioso tempo que o Eterno nos dá. A TV e a internet tem trazido muito lixo para nossas mentes. A TV está infestada de lixo: imoralidade, mentira, adultério, feitiçaria..etc. Não conseguimos pregar as celebridades de nossas convicções de fé. E elas ( TV e Intenet) “pregam”, às vezes por mais de 4 horas diárias suas mensagens anti-Cristo às nossas famílias.
O tempo que se tem desperdiçado com TV e internet poderia ser usado para aprender mais do Senhor e de sua palavra, celebrar com a família, investir em tempo de comunicação com o cônjuge e ajudar outros em suas necessidades.

4. Se recusarmos a busca da santidade,Deus nos disciplinará.

Viver em santidade não é uma opção: é uma mandamento, é uma ordem do Senhor “sede santos”! Se recusarmos a obedecer haverá algumas conseqüências: a) A disciplina do Pai. Se recusarmos: abster da imoralidade, devolver ao Senhor a parte dos bens que lhe pertencem, desperdiçar o tempo, a disciplina do Senhor será dolorosa. Deus nos disciplinará como um pai disciplina um filho rebelde;

Acomodação

Entrando Em Acordo Com O Inimigo

Uma Parábola Russa: Um caçador estava mirando um urso quando o urso falou "Não é melhor falar do que atirar? O que é que você quer? Vamos negociar."

Baixando a espingarda o caçador falou "Eu quero um casaco de pelo de urso para me cobrir." "Bom, esta é uma questão negociável" falou o urso. "Eu apenas quero um estomago cheio. Vamos negociar."

Depois de algum tempo falando, o urso voltou sozinho para a floresta. As negociações foram um sucesso. Cada um recebeu o que queria. O urso conseguiu seu estomago cheio e o caçador ficou coberto de pelo de urso.

Entrar em acordo raramente satisfaz ambos os lados igualmente. Na negociação com nosso inimigo, ele promete o que nós queremos, mas apenas pretende levar o que ele quer - a nossa alma. Você está tentando entrar em acordo ou negociar com o inimigo?

Muito mais que um simples conceito

Um dos grandes fatores limitadores em nossa relação pessoal com Deus é nossa compreensão de Deus de forma conceitual. Passamos a analisar a Deus de forma fria como se o infinito fosse passível de análise. Quando assim fazemos, até mesmo aquelas "verdades-mistério" que aprendemos a respeito de Deus tornam-se um mero conceito a ser aprendido. E um conceito não é algo relacional. Não se pode amar um conceito, ou se relacionar com ele. Aliás não se pode fazer muita coisa com conceito a não ser, aprendê-lo, reinterpretá-lo, usá-lo e esquecê-lo.
Creio que é isso que muitas vezes fazemos com Deus. Não que Deus se submeta a esses processos humanos, mas em nosso caso, nos enganamos pensando que conhecemos tudo a respeito de Deus, a partir de nossos conhecimentos humanos, quando na verdade essa racionalização nos leva para longe dele.
É por isso que o verbo se fez carne. Não para dar mais argumentos para os teólogos discutirem, nem para acrescentar um pouco mais à história para que pudéssemos estudá-lo (o Jesus histórico). O verbo se fez carne, para que a idéia, o conceito vago que se tinha a respeito de Deus pudesse ser não só aprendido e avaliado, mas amado, tocado e para que pudéssemos ser transformados por ele.

CAVANDO POÇOS

Por favor leia antes Gn 26.12-25

Para a vida animal água é a primeira necessidade e depois o alimento. Para a vida espiritual necessitamos a água da vida, Jesus, e com certeza sempre encontraremos oposição para recebê-la. O inimigo tem entupido muitas fontes de bênçãos, através das gerações. Fontes maravilhosas que os nossos pais da fé abriram estão entupidas. Qual tem sido a nossa iniciativa na restauração das fontes por onde corria a Água Viva que saciou a sede dos nossos antepassados? Vemos a maioria dos crentes de hoje correndo atrás de novas fontes (movimentos, eventos e modismos), até adulterando a Palavra. Quando examinamos o VT não devemos considerá-lo somente como fatos históricos, mas como figuras das que existem hoje (Cl 216-17; Hb 8.4-10).
1. O que aprendemos com Abraão? Gn 26.18
Que para vivermos bem é preciso trabalhar, visando o bem do povo e a expansão do Reino. Onde não há córregos podemos, mediante algum esforço, cavar poços. Cavar poços no deserto é exemplo de fé e perseverança. Hoje, o mundo (pessoas) é o deserto, cabe a nós, no poder do Espírito Santo, ensinar as pessoas a buscarem a Fonte da Água Viva, Jesus. Assim, o mundo se encherá de pessoas que do seu interior fluirão rios da Água Viva: João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.Que é preciso discernir onde deve haver um fornecimento bastante, para não perdemos nosso esforço. Quantas pessoas perdem seu trabalho, procurando satisfação onde ela não existe, (IS 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.).Que ao sermos chamados para a vida eterna, os poços (trabalhos no Reino de Deus) que temos cavado devem ser úteis para as gerações futuras.
Qual é o poço que estaremos deixando para o bem de gerações futuras, exemplo, caráter Cristão, amizade, dinheiro, casa, escritos, igrejas, etc.?
2. O que aprendemos com Isaque? Gn 26.18
Que o exemplo Cristão, quando plantado no coração de nossos filhos, ninguém roubará, é uma fonte a jorrar vida abundante. Sua satisfação e alegria será, ele e sua família, beber onde seu pai tinha bebido (2Cr 34:2-5 Salomão).Que teve coragem e propósito para desentupir os poços cavados pelo seu pai Abraão - V.18. Ah! Quantas fontes maravilhosas estão esperando para serem desentupidas! Que não se limitava aos poços do pai, mas cavou outros - V.19-22. As novas gerações sempre são beneficiadas com novos recursos. Nós somos a geração privilegiada com o poder do Espírito Santo, milhares de fontes poderão ser cavadas nos corações humanos - Atos 1.8. Que é melhor dar do que receber, deu dois dos seus novos poços aos briguentos (beligerantes) pastores de Gerar (Eseque significa peleja e Sitna ódio). Tem acontecido de crentes roubarem crentes ou de incrédulos roubarem crentes, que é o caso de Isaque. Em vez de contender, é bem melhor edificar novamente e confiar somente no Senhor dos exércitos - Salmo 37.5.
Conforme versículos 24 e 25 ensina que quando abrimos mão de coisas materiais, Deus se revela poderosamente a nosso favor, Isaque teve uma grande revelação de Deus.
3. O que aprendemos com os Filisteus? Gn 26.15
Que estamos cercados de pessoas ruins neste mundo, que não aproveitam as heranças do povo de Deus, nem deixam os outros aproveitarem. Que os inimigos estão a espreitar para fazer o mal e fingem-se de amigos enquanto convém. Eles não só impedem as bênçãos herdadas, mas guerreiam contra nós para roubarem as nossas bênçãos conquistadas - v.19,21. Os filisteus são uma figura de satanás e suas hostes, sempre estiveram contra o povo de Deus.
Conclusão:
O Cristão deve cavar muitos poços de bênçãos para que mesmo depois de morto continue abençoando. Mesmo que o inimigo tente impedir a benção, ainda virá um servo de Deus que será usado para fazer dali fluírem rios de Água Viva. Cuidado com os Filisteus! Eles são invejosos, ladrões de bênçãos, com brigas e contenções! Não se misture com eles, pois, um dia entupirão as tuas fontes da Água Viva. Cave poços de "água viva" em Jesus, o Cristo! Que tipos de poços você está cavando para deixar como herança aos teus filhos e gerações futuras?